VI Encontro ANTF de Ferrovias – Edição Digital
VI ENCONTRO ANTF DE FERROVIAS — EDIÇÃO DIGITAL.
Adaptado para o modelo virtual, o VI Encontro ANTF de Ferrovias — Edição Digital contou com mais de 1.100 inscritos e apresentações de mais de 60 trabalhos, divididos em 7 seções técnicas. Aqui você pode acessar os arquivos das apresentações e os artigos apresentados nas sessões técnicas.
PALESTRAS AO VIVO
1º Dia – 18/08/2021:
Palestra TTCI: Analytically Investigating Derailment Incidents – Walter Rosenberger
Palestra CNT: Diretor Executivo, Bruno Batista
Palestra FTC: Diretor de Operações, Luis Mário Novochadlo
Palestra Rumo: Gerente Executivo de Planejamento & CCO, Bruno Casarini
Palestra MRS: Diretor de Operações, Daniel Dias
2º Dia – 19/08/2021:
Palestra Prof(a) Marta Cruz (UFES): Modelos de Simulação para o Planejamento Tático e Estratégico em Ferrovias de Carga. Experiência Acadêmica
Palestra Prof. Yesid Assaf: Ensino e Pesquisa para um Setor Ferroviário mais Competitivo e Inovador
Palestra Wabtec: Vice President Product Manager, Daniela Ornelas
Palestra Trópico: Diretor Comercial, Samuel Lauretti
Palestra Vale-EFC: Gerente Geral de Operações, Pedro Aderson Neto
Palestra Vale-EFVM: Gerente Geral de Operações, Fernanda Valença
Palestra VLI: Gerente Geral de Saúde e Segurança e Segurança Operacional, Gustavo Mucci Oliveira
Palestra FTL: Diretor Comercial e de Operações, Marcello Barreto
SESSÕES TÉCNICAS
Via Permanente
A Influência Da Base Topográfica Nos Quantitativos De Projetos Conceituais Greengield
Análise Das Propriedades Físicas e Mecânicas De Um Subleito Ferroviário De Solos Tropicais
Avaliação Do Estado De Obras De Arte Especiais e Suas Fundações Através De Técnicas De Monitoramento e Métodos Não Destrutivos
Correlação De Dados De Nivelamento Para Prevenção De Acidentes No Trecho De Guarapuava
Desenvolvimento De Trilhos Ferroviários — Uma Nova Abordagem Baseada Em Performance Operacional
Detecção De Fratura Em Trilho Com Uso De Inteligência Artificial
Esmerilhamento Robotizado Da Parte Inferior Do Patim No Processo De Soldagem De Trilhos Longos
Ganhos Na Capina Química Via Vagão Pulverizador Com Melhorias Na Tecnologia De Aplicação
Gestão Do Conhecimento e Informações Relacionadas Aos Ativos De Infraestrutura Ferroviária
Identificação Automática De Trechos Da Estrada De Ferro Vitoria A Minas Com Dormentes Danificados
Identificação De Defeitos Em Trilhos Por Imagens
Investigação De Gatilhos Geotécnicos De Movimentação De Massa Em Taludes Ferroviários
Manutenção 4.0 Da Via Permanente — Avanços Na Utilização De Big Data
Modelagem Computacional De Dormente Monobloco De Concreto Protendido
O Uso De Ferramentas Computacionais e De Modelagem BIM Aplicados A Projetos Estratégicos Ferroviários
Priorização De Manutenção De Via Permanente Em Um Trecho Ferroviário Utilizando Modelagem Matemática
Reavaliação Do Trem-Tipo Ferroviário Brasileiro
Uso Do Ground Penetrating Radar Para Inspeção De Via Permanente Ferroviária
Segurança de Operação
Aplicação De Metodologia Ágil Para Melhoria No Padrão De Comunicação Via Rádio Na EFC
Aumento Do Nível De Segurança Operacional Utilizando Travas Logicas No Processo De Manutenção De Via Da EFC
Automação Da Análise Operacional De Caixas-Pretas
Machine Learning Para Prevenção De Acidentes Ferroviários
O Guardião Em Ação Como Ferramenta De Segurança Pessoal Nas Áreas Operacionais Das Ferrovias
Programa Site Seguro – Como Praticar Segurança Além Do Discurso
Redução Do Lead Time Na Gestão De Manutenção Com Concepção De Aplicação Mobile
Retirada De Empregados Pendurados Ou Sobre Vagões Durante Recuo De Trens Na Estrada De Ferro Vitoria A Minas
Sistema De Intertravamento De Locomotivas No Terminal De Cargas
Sistema Supervisório De Fim De Cauda Para Composição Ferroviária
SISTEMP – Sistema De Monitoramento Da Temperatura Da Via Permanente
Meio Ambiente
Desenvolvimento De Passagens De Fauna Para Trachemys Dorbigni Em Ferrovias No Rio Grande Do Sul
Emissão De Gases Estufa – Uma Gestão Eficiente Na Ferrovia
Monitoramento Ambiental Para Avaliação Do Processo De Aspersão De Polímeros
Reestruturação De Programa De Monitoramento De Ruídos Para Ferrovias – Hierarquização E Modelagem Piloto
Uso De Aplicativos Moveis De Geoprocessamento Para Coleta Dado Dos Aspectos Ambientais Da Via
Sinalização, Automação e Tecnologia
Aplicação De Baterias De Íons De LIFEEPO4 Em Sistemas Fotovoltaicos Para Sinalização Ferroviária
Diagnostico Socioambiental Dos Municípios Interceptados Pela Malha Ferroviária Da MRS Logística S.A.
Identificação De Vagões Com Inteligência Artificial
Manutenção Preditiva Em Máquinas De Chave Ferroviária
Rede De Acesso LTE 250 MHz – EFVM
Sistema De Inspeção De Carga De Minério
Do reparo de falhas à manutenção pró ativa utilizando técnicas de análise de dados emergentes
Sessão Geral
Estudo De Resina Polimérica Para Prevenção De Desgaste Por Abrasão Em Dormentes De Concreto
Produtividade de Operação
Análise Da Causa Raiz De Perdas De Eficiência Energética Em Uma Ferrovia De Cargas
Aumento De Velocidade No Acoplamento Do Helper Dinâmico
Avaliação Da Qualidade Da Correção Geométrica
Avaliação Do Método De Estabilização Dinâmicas Do Lastro Na Estrada De Ferro Carajás
Modelo Operacional e Circulação Das Locomotivas De Auxílio Durante Manutenção Com Interrupção De Circulação
Previsão De Circulação – Ferramenta Para Otimização Da Tomada De Decisão
Proposta De Modelo De Gestão Do Conhecimento Na Engenharia De Transportes Da MRS Logística
Redução Do Coeficiente De Arrasto Sobre Trens Double Stack
Sistema Computacional Para Distribuição De Vagões e Locomotivas
Sistema Integrado De Distribuição De Recursos Para Carregamento De Minério Na EFVM
Sistema Puxado De Circulação De Trens VLI
Uma Metodologia Para Modelagem e Simulação De Pátios Ferroviários
Utilização De Células De Biocombustível Movidas a Etanol Para Trens De Carga
Material Rodante
A Importância Do Amortecimento No Projeto Dos Truques Para A Redução Do Desgaste Das Rodas
Aplicação De Redes Neurais Para Tomada De Decisão e Previsão De Desgaste De Rodeiros
Benefícios Operacionais e Avaliação De Manutenção De Novos Eixos Tubulares
Estudo Da Eficácia Dos Drenos Verticais – Adaptados Para Vagões Tipo Gondola
Monitoramento De Rolamento Através De Waysides
Otimização De Instalação De Waysides
Taxa De Desgaste e Usinagem Econômica De Rodeiros
Transformação De Vagão Tipo Fechado Convencional Para Vagão Tipo Fechado All-Door
Transporte Ferroviário De Componentes Para Manutenção Na MRS